Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

IV Semana de Educação-UESPI

OFICINA- O Atendimento Educacional Especializado e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (27 e 28 de Outubro)
1ºDia


Ana Paula, Iriane e Eu

Começamos a oficina com a história do peixinho de chocolate, uma linda narrativa , onde o enfoque é a aceitação das diferenças...



Em seguida fizemos a dinâmica do fundo do mar,onde os participantes tiveram que escrever nos peixes suas considerações sobre Educação Inclusiva.


Desenvolveu-se , então a temática da oficina


Iriane finalizou com a apresentação e discussão do vídeo O olhar do educador.



2º Dia

Falou-se como acontece o atendimento educacional especializado pra cada deficiência
Alguns materiais utilizados no AEE

Construção de pranchas de comunicação



Atividade de libras



segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Tecnologia da Informação e Comunicação Acessível

Na 1ª quinzena de Agosto, iniciei  o curso  a distância TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS -UFRGS.Conheci pessoas de todo Brasil, qua assim como eu estão envolvidas com  a causa da Inclusão.Até então, pudemos aprender bastante sobre as novas tecnologias e recursos da internet que auxiliam no processo de aprendizado das pessoas com necessidades educacionais.
Os recursos tecnológicos são meios modernos de exploração de conhecimentos sistematizados.Sabe-se que a utilização das mídias e multimídias para o desenvolvimento da aprendizagem assume um papel desafiador, estimulando assim, uma postura investigativa do aprendente.
Alguns objetivos da Tecnologia Assistiva são proporcionar às pessoas com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, por meio da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.
Segue abaixo alguns recursos que podem ser utilizados no atendimento:
Fonte:google

Fonte:google

Fonte:google



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Atendimento Educacional Especializado-Escola de Aplicação Francisco Correia

Thyago é uma criança muito tímida , que pouco se socializa com outras crianças e professora, demonstra um grande desinteresse pelas atividades da sala de aula regular, tem muita dificuldade de identificar letras, números e cores.Pensando nisso, busquei realizar um atividade bem divertida com as cores.
Objetivos:


  •  Reconhecer as cores, diferenciando-as;
  • Associar as cores a objetos, frutas , entre outros materiais;
  • Identificar letras dentro de um contexto lúdico;
  • Explorar as tecnologias para dinamizar a aprendizado.
A atividade aconteceu de forma dinâmica e dialogada, estimulando sua oralidade e interação com a professora de AEE.Inicialmente, utilizei um jogo de encaixe com várias cores, montamos vários bichos, robôs para estimular a criatividade.Logo após, fizemos um agrupamento por cores, identificando a letra inicial de  cada cor.Para finalizar, exploramos o computar com jogos on-line.Ele adorou a atividade e foi bastante proveitosa.





quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Atendimento Educacional Especializado-Escola Municipal Antônio Seligmann

Iniciei o trabalho no AEE este ano e estou adorando.É maravilhoso poder ajudar de qualquer forma o desenvolvimento dos alunos atendidos.Realizo atividades diversificadas , mas com objetivos claros.
Adriel , começou a pouco tempo seu atendimento, foi encaminhado porque  não identificava as letras e quando tentava fazer o traçado das mesmas, o fazia de forma espelhada.
Buscou-se, então, propiciar atividades concretas e com muitas imagens para que o mesmo pudesse relacionar a letra inicial das palavras às imagens.Logo após analisou-se o traçado de algumas letras, em especial as que compõem seu pré-nome.

Atividade de percepção e linguagem

Reconhecimento de letras


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Deficiências (Mário Quintana)

MARIA TERESA EGLÉR MANTOAN


   
Para a autora, inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe
todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo. Costumo dizer que estar junto é se aglomerar no cinema, no ônibus e até na sala de aula com pessoas que não conhecemos. Já inclusão é estar com, é interagir com o outro.
   E para uma escola ser inclusiva ela reflete que ,  em primeiro lugar, um bom projeto pedagógico, que começa pela reflexão.Diferentemente do que muitos possam pensar, inclusão é mais do que ter rampas e banheiros adaptados. A equipe da escola inclusiva deve discutir o motivo de tanta repetência e indisciplina, de os professores não darem conta do recado e de os pais não participarem. Um bom projeto valoriza a cultura, a história e as experiênciasanteriores da turma. As práticas pedagógicas também precisam ser revistas. Como as atividades são selecionadas e planejadas para que todos aprendam? Atualmente,muitas escolas diversificam o programa, mas esperam que no fim das contas todos tenham os mesmos resultados. Os alunos precisam de liberdade para aprender do seu modo, de acordo com as suas condições. E isso vale para os estudantes com deficiência ou não.


Reportagem extraida do site: http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-leituras/WEBENTREVISTAS/inclusao%20e%20o%20privilegio%20de....pdf

domingo, 16 de outubro de 2011

Homenagem ao meu Piauí

No dia 19 de outubro é comemorado o Dia do Piauí. Essa data comemorativa surgiu por proposição do deputado estadual Burlamaqui Auto de Abreu, em 1937, e assinala a primeira adesão do Piauí à Independência do Brasil, fato ocorrido na cidade de Parnaíba, em 19 de outubro de 1822, quando Simplício Dias da Silva, João Cândido de Deus e Silva, Domingos Silva e outros proclamaram a Independência do Piauí.
Hino do Piauí

VI Seminário Municipal de Formação de Gestores e Educadores Educação Inclusiva-Direito à Diversidade

No período de 10 a 14 de Outubro,aconteceu em Parnaíba  o VI Seminário Municipal de Formação de Gestores e Educadores Educação Inclusiva-Direito à Diversidade , onde foram discutidos temas referente a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a importância do AEE(Atendimento Educacional Especializado), entre outros temas alusivos a proposta estudada.
Foi um encontro muito proveitoso e atual, na qual gestores e educadores debateram melhorias e possíveis soluções pra aprimorar a acessibilidade das pessoas com necessidades educacionais especiais.
A abertura foi feita com a apresentação do Mágico de OZ pelos alunos com deficiência atendidos pelo CRAS do Bairro João XXIII.






Participaram do evento Ana Cristina e Ana Paula que fazem comigo o curso à distância de Tecnologia da Informação e Comunicação Acessível.

sábado, 8 de outubro de 2011

I CONGRESSO INTERNACIONAL DAS APAES E INSTITUIÇÕES CONGÊNERES NO PIAUÍ

Nos dias 28, 29 e 30 de Setembro aconteceu o I Congresso Internacional das APAES e Instituições Congêneres no Piauí, onde foi abordado as temáticas: família, escola, educação inclusiva e tecnologias assistivas.Eu e algumas amigas da equipe da Educação Especial de minha cidade fomos prestigiar o evento, na qual trabalhamos em um stand falando da proposta pedagógica das Salas de Recursos Multifuncionais de Parnaíba, foi super interessante.
Lá conhecemos o Miqueia, um garotinho lindo e super inteligente.Ele nasceu com mieloneningocele, uma malformação congênita da coluna vertebral, mas nada tirava sua alegria.É um exemplo de vida.
Quem quiser entender um pouco mais sobre mielomeningolece, estou anexando um link que esclarece melhor o tema.
    

Ana Paula, Eu(Enne),Ivana(Diretora da Educação Especial de Parnaíba-PI), Ana Cristina e Marta.

Miqueia